

PESSOA FÍSICA
Documentos para Certificado Digital
Documentos Necessário:
Carteira de Identidade - RG, Carteira Nacional de Habilitação - CNH, Carteira de Classe, e-Título – com foto, Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM ou Passaporte.
-
São considerados documentos válidos os que contenham fotografia, que por força de Lei, equivalem a documentos de identidade em todo território nacional e não estejam vencidos (exceção de vencimento para a CNH e outros documentos para maiores de 60 anos);
-
Cadastro de Pessoa Física;
CPF (caso o número esteja no documento de identidade, fica dispensada a apresentação); -
Para certificados e-Profissões (e-Saúde, e-Jurídico e e-Contador) é obrigatório a apresentação do documento de classe referente ao modelo de certificado adquirido, tais como: CRC, OAB, CREA, CRM, dentre outros (dentro do prazo de validade e com o registro ativo/regular no Conselho.
Qual a documentação necessária para validação do e-CPF?
-
Um documento de identificação com foto e dentro do prazo de validade (RG, CNH ou RNI);
-
Cadastro de Pessoa Física – CPF.
Atenção: Para os Certificados Digitais e-Profissões, além da documentação acima, serão solicitados os documentos funcionais*, tais como: CRC, OAB, CREA, CRM, dentre outros (dentro do prazo de validade).
*Documento oficial de identificação profissional, reconhecido por lei federal. A identidade funcional só pode ser solicitada por profissionais em atividade.
Com o e-CPF possível aces sar a Conectividade Social?
Sim, mas para habilitar é necessário apresentar no momento da validação o comprovante do número do PIS, caso você seja funcionário de uma empresa. Na falta deste documento. Será permitido apresentar qualquer dos documentos abaixo:
-
Cartão do PIS;
-
Extrato do FGTS;
-
Cartão Cidadão.
Já profissionais autônomos devem apresentar:
-
Comprovante do Cadastro Específico;
-
Matrícula do INSS (CEI);
-
Impressão atualizada da página da DATAPREV.
Com o e-CPF possível aces sar a Conectividade Social?
Sim, com o e-CPF você pode declarar o seu Imposto de Renda de maneira mais prática e segura através da opção declaração previamente preenchida.
PESSOA JURÍDICA
Documentos para Certificado Digital
Documentos Necessário:
Cartão CNPJ modelo II* ou o modelo I, impresso até 30 dias da data do atendimento.
-
Última alteração (se houver) ou o documento de constituição (caso não haja alterações), com o registro do órgão competente (contrato social/última alteração, Estatuto/Ata etc) ou então uma certidão simplificada emitida pela Junta Comercial;
-
Alterações contratuais também devem ser registradas nos órgãos competentes. Caso haja alterações, basta apresentar a última, dispensado o documento de constituição;
-
Documentos de eleição dos representantes legais vigente – quando aplicável;
*No uso do Cartão CNPJ modelo II, fica dispensada a apresentação dos documentos de constituição, alterações e/ou eleição dos representantes legais (quando houver), respeitado o prazo da emissão. No portal GOV.BR, escolha a opção “Emitir Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral com código de autenticação (Redesim)”. Dê preferência a esse documento!
-
Documento de identificação;
(Carteira de Identidade - RG, Carteira Nacional de Habilitação - CNH, Carteira de Classe, e-Título – com foto, Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM ou Passaporte);
São considerados documentos válidos os que contenham fotografia, que por força de Lei, equivalem a documentos de identidade em todo território nacional e não estejam vencidos (exceção de vencimento para a CNH e outros documentos para maiores de 60 anos)
-
Cadastro de Pessoa Física – CPF;
(caso o número esteja no documento de identidade, fica dispensada a apresentação);
Além da documentação, serão coletados seus dados biométricos (impressão digital** e facial) conforme legislação da ICP-Brasil. **A coleta das impressões digitais é feita exclusivamente no atendimento presencial, junto à biometria facial. Nos atendimentos por videoconferência, somente a biometria facial será capturada.
Qual a documentação necessária para validação do e-CNPJ?
-
Alterações contratuais (se houver): As alterações devem ser devidamente registradas nos órgãos competentes. Se a última alteração for a versão consolidada, não é necessário apresentar o documento de constituição. Caso contrário, será preciso apresentar todas as alterações anteriores.
-
Documentos de eleição da diretoria vigente, quando aplicável;
-
Cartão CNPJ impresso no máximo 3 meses da data da validação do certificado;
Atenção: Originais podem ser substituídos por cópia autenticada. Neste caso, as cópias autenticadas serão retidas.
Caso a validação seja feita por um Representante Legal cadastrado na Receita Federal, será necessário levar também:
-
Um documento de identificação com foto e dentro do prazo de validade (RG, CNH ou RNI);
-
Cadastro de Pessoa Física – CPF.
*Originais não podem ser substituídos por cópia autenticada.
Posso emitir Notas Fiscais Eletrônicas com o e-CNPJ?
Sim, uma das funções do e-CNPJ é emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. Porém o acesso a solução é restrito aos sócios e representantes legais da empresa. Caso sua empresa esteja ganhando escalabilidade e você precise delegar esta função a outros colaboradores, recomendamos que adquira o NF-e.
Posso utilizar o e- CNPJ para realizar obrigações de Pessoa Física?
Não, o e-CNPJ é restrito para obrigações que abrange apenas a Pessoa Jurídica, ou seja, a sua empresa.
OPINIÃO DOS CLINTES
Veja o que dizem os nossos clientes
EMPRESAS DO NOSSO GRUPO
Conheça as empresas do Grupo iHolding Infobrasil

Conheça as nossas redes sociais!
Siga a nossa página no Instagram e no Facebook
para ficar pode dentro de todas as nossas novidades.
(85) 99429-9712
Central (85) 2180-9988
Scopa Platinum Corporate
Rua Monsenhor Bruno, 1153 Loja 01 Aldeota
Fortaleza - CE 60115-191